Uol

Foto: flickr.com

Cânion Guartelá
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenadas: 24°32'58.16"S 50°16'10.26"W
Cânion Guartelá

Foto: Margarita Sem Censura

Cânion Guartelá e Rio Iapó na sua base.
Localização: Tibagi, Paraná
Coordenadas: 24° 32' 58" S 50° 16' 10" O
Criação: Período Mesozóico

Cânion Guartelá é um cânion brasileiro situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná. É considerado um dos maiores cânions do mundo, o 6° maior do mundo, e o maior do Brasil. O Cânion do Guartelá é uma garganta retilínea com cerca de 30km de extensão e desnível máximo de 450 metros. Foi escavado pelo Rio Iapó, que pelo cânion consegue atravessar a Escarpa Devoniana, paredão que separa o Primeiro do Segundo Planalto Paranaense.[1]

Foto: Guia Gazeta do Povo

O Cânion

A paisagem vista do alto do Vale do Rio Iapó, principalmente ao amanhecer, é surpreendente. A bruma que cobre os campos vai se escoando e, aos poucos, surgem copas de araucárias ou "pinheiros-do-paraná" centenárias e formações rochosas muito interessantes. Sinuosas, altíssimas, irregulares, recortadas em fendas, surgem duas cadeias de montanhas, separadas pelo leito do Rio Iapó.
Dentro do cânion Guartelá está o Parque Estadual do Guartelá, criado em 1992. Formado por um ecossistema extremamente rico e inúmeras atrações naturais. São várias quedas d'água, corredeiras, formações areníticas, vales profundos e inscrições rupestres, que podem ser conhecidas através de várias trilhas em meio à flora e fauna muito diversificada. Apesar de estarem muito danificadas pela ação humana.
Por lá são encontradas espécies de plantas que normalmente são vistas em lugares completamente distintos: samambaias e xaxins típicos da Mata Atlântica; cactos só encontrados na caatinga; imbuias e cambuís, que formam a vegetação de banhados. Há ainda uma grande quantidade de araucárias, copaíbas, ipês-amarelos, erva-mate, bromélias, orquídeas, palmeiras, barbas-de-bode, entre outras tantas espécies.

Foto: MaisTurismo.net


Quanto à rica fauna da região, destacam-se mamíferos como tamanduás-mirins, bugios, tatus, capivaras e até o lobo-guará e a suçuarana, ameaçados de extinção. Entre as aves, os destaques são a curucaca, falcão quiri-quiri, pica-pau-do-campo, tirivas, codornas, perdiz e jacu.
A beleza e a diversidade da região têm atraído cada vez mais visitantes para o local. Além das várias caminhadas, pode-se praticar também o rafting nos rios Tibagi e Iapó e o rapel em cachoeiras dessa região.
O Cânion Guartelá foi classificado como um dos sítios geológicos brasileiros, pela SIGEP, graças ao impressionante exemplo de cânion que corta os arenitos devonianos da Bacia do Paraná.[1]
[editar]Localização

O Cânion se situa entre os municípios de Castro e Tibagi, há aproximadamente 203 km a noroeste de Curitiba, na parte Centro-Leste do Paraná.

Fonte texto: http://pt.wikipedia.org as fotos não foram produzidas por mim foram extraídas do Google Imagens.
« Previous
 
Next »
 

0 comentários:

Your comment /